top of page
Buscar

Importância de fazer um levantamento de empresa em operação antes de fechar o negócio




Já pensou na possibilidade de iniciar o seu próprio negócio adquirindo uma empresa em operação? Essa pode ser uma excelente opção para quem deseja empreender.


No entanto, embora possa ser uma boa proposta, tomar essa decisão exige muita cautela.


Isso porque é muito comum empresas em ascensão serem vendidas. Contudo, existem muitas outras no mercado que estão sendo repassadas por simplesmente apresentarem uma série de problemas.


Diante disso, o que, em um primeiro momento, pode parecer um sonho, a grande oportunidade da sua vida, na realidade pode vir acompanhado de muitos transtornos. Portanto, cuidado!


Antes de fechar negócio, reflita: “Por que estão me oferecendo essa empresa? Será que ela possui algum tipo de problema, como dívidas ou processos?”.


Caso a empresa esteja passando por um momento delicado, essas informações precisam ser expostas, de forma clara, pelo atual dono ao possível adquirente.


Mas como sabemos, nem todo mundo age de boa fé. Muita gente deseja passar adiante o problema. É nessas horas que uma pessoa leiga sobre a realidade da empresa pode acabar sendo facilmente ludibriada.


Como sempre dizem: melhor prevenir do que remediar. Portanto, antes de sair batendo o martelo final, faça um levantamento da empresa em operação.


De preferência, procure fazer essa auditoria com o suporte de um escritório contábil de confiança e não pelo contador da empresa em negociação.


Pode não parecer, mas pesquisar a fundo como anda a empresa poderá te livrar de um grande problema e poupar que o seu grande sonho se torne um pesadelo.


Não sabe como dar esse primeiro passo? Fique tranquilo(a)! Preparamos esse post para te explicar melhor como funciona o levantamento de empresa em operação e porque ele é tão importante.



Vantagem de comprar uma empresa em operação


Ter um próprio negócio pode ser tentador, mas ele exige muitas responsabilidades. Mas afinal, o que é melhor: iniciar um negócio do zero ou comprar uma empresa que já está em operação?


A resposta é: depende. Cada um possui os seus prós e contras. Nesse artigo vamos focar na já consolidada. Ter uma empresa pronta pode ser vantajoso se a pessoa não deseja passar por todo o processo de implementação, que demanda investimento financeiro e tempo.

Essa talvez essa seja a grande vantagem: a questão burocrática. Adquirir uma empresa em operação te poupa de custos iniciais de abertura e até mesmo a necessidade de investir em pesquisas para definir qual é o seu público-alvo.


Além disso, uma empresa existente, e estável, representa um menor risco do que um negócio que ainda não saiu do papel.


Segundo o Sebrae, muitas empresas fecham ainda nos primeiros anos. Sendo assim, um negócio com muito tempo no mercado, se estiver bem estruturado, tem mais chances de dar certo.


Outros benefícios de adquirir uma empresa em operação são a carteira de clientes, uma estrutura com uma equipe qualificada e até mesmo um histórico de lucros.


Desvantagens: o risco existe


O Brasil é um dos melhores países para se investir. Não é a toa que está entre os 10 maiores do mundo quando o assunto é empreendedorismo.


Esse patamar faz com que surjam muitas empresas no mercado a todo momento, muitas delas promissoras. No entanto, também existem muitas que são um péssimo negócio.


Por mais consolidada que uma empresa possa ser no mercado, ela pode estar passando por momentos ruins e estar endividada. Ninguém deseja adquirir uma bomba relógio, não é verdade?

Lembre-se que ao comprar uma empresa em operação você estará assumindo toda a responsabilidade fiscal do antigo dono, independente de mudar, ou não, o seu CNPJ.


Isso significa que você terá de arcar com todos os impostos, contribuições, taxas, dívidas e até mesmo as questões trabalhistas em andamento.


O levantamento de empresa em operação é indispensável nessas circunstâncias pois irá averiguar, de forma minuciosa, toda a papelada e o histórico da empresa. Quanto maior for a investigação, menores os riscos de ter surpresas ao longo do tempo.


Cuidados que devem ser tomados


Se você tem uma proposta em mãos, o levantamento deverá contar com a emissão das certidões negativas da Receita Federal, estadual, do FGTS, do INSS, dentre outras.


Caso a empresa tenha dívidas, negocie todas elas no momento da aquisição. Deixar para resolver essa pendência depois poderá ser um grande problema.


Veja algumas coisas que devem ser ponderadas na hora do levantamento de uma empresa em operação:


1- analise a situação financeira da empresa. Confira a estabilidade do faturamento.

2- estrutura da organização.

3- converse com os atuais donos para entender o motivo real da venda da empresa. Observe se existe resistência na hora de fornecer informações ou documentos. A falta de transparência é um fator que deve despertar o sinal de alerta de algo está errado.

4- converse também com funcionários, fornecedores e clientes.

5- veja se existem inconsistências.

6- verifique o posicionamento da empresa diante da concorrência.

7- identifique as ameaças e oportunidades.

8- avalie a situação dos funcionários, se existe alguma defasagem salarial, se há questões trabalhistas pendentes, processos em andamento, se os recolhimentos fiscais estão em ordem, dentre outros.

9- procure saber se existe um plano de negócios.

10- verifique os passivos no CNPJ.

11- levante a existência de concessões, licenças, processos em andamento, contratos, declarações de impostos e dívidas. Comprove a veracidade dos dados fornecidos antes de efetuar a negociação.


Um bom levantamento de empresa em operação vai lhe proporcionar um panorama geral e claro sobre a real situação que ela se encontra e se o valor cobrado é coerente com a realidade. A partir disso, você poderá analisar se vale ou não a pena fechar negócio.


Levamento de empresa em operação: conte com um suporte especializado!



Como podemos notar, um bom levantamento de empresa em operação irá averiguar muitos detalhes. Fazer isso por conta própria, ou com auxílio de uma pessoa sem experiência sobre o assunto, não é indicado.


Portanto, procure um profissional para te ajudar! Dê preferência para um escritório de contabilidade de sua confiança.


A Citta Contabilidade pode te ajudar a descobrir se a sua proposta de adquirir uma empresa em operação é um ou péssimo negócio!


Temos todo o suporte contábil e jurídico para te dar todo o auxílio necessário! Entre em contato conosco e saiba mais!

17 visualizações0 comentário
bottom of page